sábado, 30 de abril de 2011

Porque hoje é sábado


Cresci ao som de música popular brasileira. Vinícius, Tom Jobim, Toquinho, Chico, Caetano, Elis, Miúcha, Maria Creuza (Ouçam, ouçam! Eu recomendo! Que voz fabulosa! E quase ninguém mais se lembra dela!) eram todos muito íntimos (dos ouvidos) da minha mãe e, por proximidade, meus também. Lembro-me de um poema meio musicado do Vinícius. Adoro Vinícius pela vida que teve, pelas músicas, pelo charme. Gosto muito das canções que vêm precedidas por poemas, quando ele é quem os declama (não gosto dessa palavra. Parece coisa cafona. Mas até declamar, para o Vinícius, é chique, gostoso e sexy de um jeito que só se podia ser nos anos 70, de preferência em Ipanema e em manhã de sol).

De todo modo, pela música "O dia da criação", que tem um poeminha no começo, a parte instrumental e uma repetição divertida e ao mesmo tempo quase irritante da frase que dá título a esta postagem, sempre gostei de sábados. A música é linda, tem um violoncelo fabuloso ao fundo, um pianinho jazzístico e eu já quase a havia esquecido. Só me lembrava do "porque hoje é sábado" repetido-tido-tido-tido-do-do-do.

E porque hoje é sábado, teve festa. Aqui em casa, os sábados são festivos e têm aquele ar de expectativa e felicidade que parece que vai ficar ainda mais intensa dali a dois minutos. É dia de receber amigos, de ter casa perfumada por coisas gostosas, do meu vai e vem frenético, na cozinha, da Anne me seguindo para lá e para cá e do Frank deitado na passagem para a sala com uma cara de quem já se cansou por nós duas. A cada sábado, a mesma turma - que eu chamo de petit comité - e comidinhas diferentes. Por eles e por minha alegria, o sábado é o meu dia da criação. Crio na cozinha - copio também, porque sou humana -, crio clima gostoso e aconchegante para os meus convidados, crio expectativas porque sei que sempre vai ser divertido.

Vim então compartilhar com vocês o nosso lanchinho da tarde de hoje. São sempre lanchinhos substanciosos ou jantares que temos aos sábados. Experimentei três coisinhas diferentes e que fizeram sucesso. Uma torta de frango recheada também com milho, ervilha fresca e champignon, cuja foto enfeita o alto deste post (pensei em colocar a receita aqui, mas acho que vocês, meninas, interessam-se mais por crafts do que por culinária, não?) que adorei decorar (sobrou massa, então, fiz mais uma travessa, com direito a tentativa de treliça); um pãozinho rústico de ervas finas e grãos (usei linhaça e trigo) e um bolo caipira de milho com cobertura de goiabada, com receita tirada daqui (achei vinho do Porto com goiabada uma mistura sensacional. Lembra-me o Chico com o "Fado Tropical", também com poeminha declamado com um sotaquezinho sexy, bestial. Ui! Ai! Ui! *abana, abana, abana*). Ah, e goiabada cascão em vez da comunzinha.

Resultado? Nosso dia de recarregar baterias funcionou de novo. Mais um sábado festivo só por ser sábado, amigos enfastiados de tanto comer, comer, comer; muito riso; muita conversa jogada fora e uma vontade gostosa de que de novo volte a ser sábado. Tudo isso além da certeza como canta a Maria Creuza no link ali de cima, em uma música do Vinícius e do Toquinho, de que (por mais lugar-comum que a frase tenha se tornado): "...a coisa mais divina que há no mundo é viver cada segundo como nunca mais". Tudo isso até o próximo sábado.


Editando:

Como teve gente que pediu, aí vão arquivos com as duas receitas que faltavam:

torta de frango:

pão de ervas com grãos:


E só para facilitar porque (eu escrevo poooouco e) no meio disso tudo fica difícil encontrar o link para a receita do bolo, o bolo caipira de milho com cobertura de goiabada foi tirado daqui.



Clique sobre as imagens para ver as fotos em tamanho maior.







30 comentários:

  1. Saudades, saudades, saudades de viver cada segundo desses em tua casa, com sabor de goiabada cascão e vinho do Porto, como certa vez, quando teu carinho me apresentou Vinicius de Morais de outro modo, e choramos amigavelmente juntos. Culinária, música, afeto e alegria, em tua casa, rimam com "eternidade".

    ResponderExcluir
  2. Carla, que delícia de sábado!
    Essas são as pequenas-grandes alegrias da vida...
    Menina, passa logo essa receita da torta de frango! Afinal, cozinhar e comer coisinhas gostosas se parecem muito com o "craftar": momento de entrega, de amor e de criação (no sentido de fazer algo acontecer, nascer, surgir de elementos simples como aviamentos ou ingredientes...).
    Esse bolo caipira está uma tentação! Já anotei a receita e vou fazer com certeza, pois é bem simples e prático para uma cozinheira iniciante como eu... :c
    Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla!!!
    obrigada por teres visitado o meu cantinho
    e seres minha seguidora, eu também sou tua seguidora
    pois estive a espreitar o teu cantinho, e vi que tens receitas de culinaria,eu também tenho um
    blog de receitas, se ainda nao viste vai espreitar
    sao comidas á portuguesa,o meu blog é...

    diva-asminhasreceitasportuguesa.blogspot.com

    também tenho blogs de Portugal..
    beijinhos e um dia muito feliz..

    Diva Muenster

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais deliciosa!!!
    Sábado é que devia ser chamado de "dia útil", né?
    :c
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla
    Coisa boa que deve ser o sábado em sua casa!!!A vontade que a gente tem é de estar aí também!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo em 100%!
    O meu começa com aula de patchwork para uma menina de 86 anos, que tem me alegrado a vida, e mostrado que podemos sim, envelhecer sem virar trapo, e ser cheias de gás.
    Saudades tuas Stuzizzi.
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  7. Agradeço as palavras simpáticas que tem deixado no crochetemrevista. Adorei essa ideia de o sábado ser um dia de criação e... recriação. Um abraço deste lado do Atlântico.

    ResponderExcluir
  8. Aiii Stu :h

    Que inveja que eu tenho de não morar perto de ti :f
    Ía adorar provar todas essas delícias, num Sábado qualquer :n

    Nossa, menina!!!!
    Passa logo essa receita, nós somos mulherada para tudo, não é só craftar, também temos de cozinhar ..... e nada melhor que uma receitinha nova, para brilhar em nossas mesas :h

    Como sempre, és uma miuda espetacular, primando pelo bem receber e mimando sempre os amigos com delícias e uma decoração invejável.
    Parabens por seres assim ..... continua!!!

    Beijinhos
    Locas.....

    ResponderExcluir
  9. Passei para agradecer e retribuir a visita.
    Adorei passar por aqui.
    Agora as receitinhas acho que você deve passar para nós, afinal é sempre bom variar os quitutes.
    Bjs!
    Lu

    achadosdaliedaqui.blogspot.com (moda e decoração)
    cafezinhodascinco.blogspot.com (culinária)

    ResponderExcluir
  10. Adorei a postagem, Carla! Também gosto desse clima de festa em casa, com familia e amigos em volta da mesa, conversando, cantando. E acho uma delícia preparar os quitutes, arrumar a mesa,organizar detalhes que dão o toque especial aos encontros. Esse movimento todo é uma grande magia, sabia? Aliás, acho que a felicidade é feita de momentos mágicos como esses sábados na tua casa. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Hola Carla...saludos ! Gracias por siempre estar en mi casita de tejidos.me hace feliz verte por mi casita de tejidos.Parece que te gusta cocinar....verdada? UMMMMMM se ve muy rico el plato que nos muestras ....a mi tambien me gusta cocinar.....Hasta pronto amiga y que Dios te bendiga !

    Abrazos,

    Luna

    ResponderExcluir
  12. tudo de muuuiiiito bom gosto nesse seu pq hoje é sábado. maravilha. boa semana

    ResponderExcluir
  13. Carla, descobri hoje o teu blog e vou-te ser sincera estou deslumbrada :n !

    Eu ando a aprender a fazer bombons e os teus estao perfeitos, que lindos lindos lindos :a
    !

    Ja me fiz tua seguidora para nao perder as novidades do teu blog, se quiseres passar pelo meu cantinho estás á vontade :g

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Carla, minha amiga, obrigada pela visita e volte sempre. Quanta coisa bacana por aqui...quitutes, trabalhos charmosos...amei!!!

    beijo grande
    Cidinha

    ResponderExcluir
  15. Carla,
    Vim agradecer e retribuir a visita.
    Amei o seu comentário!
    Não imagina o quanto fico feliz, quando recebo uma nova visita, e ela chega com tanto carinho.
    Sinal, que tudo o que eu faço com amor, tem dado resultados.
    Obrigada!
    Adorei os lanchinhos de sabado, a torta ficou linda, o pãozinho maravilhoso e o bolo tentador.
    voltarei mais vezes.
    beijos e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  16. Oi, Carla!
    O trabalho da Lu é maravilhoso, né?
    Em seguida que publiquei os trabalhos "solares", caiu uma chuvarada aqui... :c
    Enfim, concordo que essas cores vibrantes fazem a gente se sentir melhor num dia cinzento.
    Boa semana!
    Bjs,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  17. Oi, Carla,

    Finalmente pude vir conhecer o seu blog e ... gostei! Gostei do texto, do astral e da foto da torta (tão linda!) que me lembrou a época em que comecei a cozinhar e gostava de fazer tortas decoradas assim, rsrs.

    Um beijo e boa semana!

    (vou me incluir entre os seguidores do blog!)

    ResponderExcluir
  18. É tão receber os amigos e fazermos coisinhas deliciosas, bjs.

    ResponderExcluir
  19. :c
    Eu também ri sozinha quando vi a chuvarada cair!
    Já salvei a receita da torta de frango. Até estou sentindo o cheirinho... hummm....
    Obrigada pela receita. :d

    ResponderExcluir
  20. Oiiii!!!
    Tive que clicar em todas as fotos... aí que tortura!
    Tudo está com uma cara de tãooo mais tãooo gostoso!!!
    Agora esse bolo de milho caipira com goiabada é a tentação de braços abertos correndo atrás de mim! Muito maravilhoso de olhar!
    Isso que eu chamo de sábado tudo de bom... um monte de coisinhas gostosas e cheirosas! Música boa e conversa animada... :i

    Beijos! :t

    ResponderExcluir
  21. Receitinha de liquidificado é comigo mesmo!
    Amo as facilidades da vida!
    Mas não tem a receitinha do bolo perseguidor... :o
    Voltei... mas tô borocochô... tanta dor de cabeça! :f
    Cheguei ontem à noite cansada e já com dor... será enxaqueca! :f
    Num tô gostando! :f

    ResponderExcluir
  22. bom dia Carla, boa semana para vc. obrigada pela sua visita, adorei as receitas, beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, Carla, bom dia!
    Isso tudo me deu até fome... Quanta coisa apetitosa! Também adoro MPB e meu marido é um grande conhecedor e admirador também, além de tocar muitas músicas no violão. Também adoro os sábados e costumo fazer chá da tarde com amigos e irmãs, com direito à pão caseiro, bolos, chás, sucos. Fazem o maior sucesso!
    Vim agradecer seu voto no meu cantinho. Ele realmente é uma delícia. Meu poodle Preto ainda me faz companhia.
    Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  24. :g Oie Carla!!!
    Que felicidade é ter recebido a visita de uma peszsoa como vc!
    Puxa!
    Já me paxonei por vc só de saber que adotarias a minha pequena!
    Hahahahahahahaha ... Carla, a vida é simples. As pessoas complicam com gestos horrendos, e engraçado é saber que elas se sentem punidas!
    Esse é outro mérito que depois a gente conversa ... hehehehe ... o bom é falar de paz e amor, né não?

    Eu volto aqui com mais calma, mas, por agora posso dizer que eu ameiiiiii tudo que ví aqui!


    Grande beijo minha querida, seja benvinda!!!

    ResponderExcluir
  25. Nossa, quantas delícias!!!Hummm...
    E que delícia de sábado também!!!
    Grata pela visita querida,
    beijosss,
    jud-artes.

    ResponderExcluir
  26. Ola linda...vim agradecer as tuas sempre doces palavras...Posso passar aí em casa para provar tão belas receitas?

    Beijos grandes
    Paula

    ResponderExcluir
  27. Oie Carla!!!

    Vc fez mto bem em terminar tudo ... rsrsrsrsrsrs ... o cara nem romântico era!
    Poderia ter usado outro termo, do tipo: - Nossa, quem é essa cantora?

    Tudo bem que ele nem conhecesse, mas, pelo menos não deixaria um mico falar por ele.
    Hhihihihihihihi ....

    Meu anjo, os homens são mto práticos, e com isso, eles perdem a própria essência do amor.
    Só enxergam o extremo necessário, e nós mulheres, gostamos mesmo são dos detalhes!

    Um grande beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Adorei as receitas e já estou levando comigo!
    Hummmmm ... como poderia passar aqui sem levá-las??? É ruim hein!!!:i

    ResponderExcluir
  29. Menina, vou praí sábado...kkkk....nossa deu vontade de participar dessa reuniãozinha despretenciosa e deliciosa de bate-papos e comidinhas cheirosassss....que saudades de minha terrinha, minha gente alegre e conversadiera, as reuniões de família....as comidinhas....aiai...até ouvi o barulhos dos seus passos de um lado para o outro...e um cheirinho quente vindo dos pratos...me lembrei de minha família quando se reúne fim de semana aquele barulhão.....rsrs...amei....seu texto é delicioso também...rsrs...ah e estou levando a receitinha do bolo de milho, encontrei a goiabada cascão numa loja brasileira...ulálá..rsrs...!
    Beijoquinhas e obrigada por compartilhar...amamos craft sim, mas gostamos de cozinhar e comer também...háháhá...!
    Silvana

    ResponderExcluir
  30. HOOLA AMIGA.
    QUE COSAS MAS RICAS MMMMMM QUE RICO SE VE TODO ,GRACIAS POR COMPARTIR ESTAS SABROSAS RECETAS .
    TAMBIEN AGRADECERTE POR TU COMENTARIO EN MI BLOG DE GRAFICOS ,GRACIAS.
    TE DEJO UN ABRACITO .

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião.

Thank you for speaking your mind.

Blog Widget by LinkWithin