domingo, 10 de abril de 2011

Experimentando


Oi, gente!


Essa foi uma semana de experimentações para mim. Coisinhas simples (porque gosto da vida sem sobressaltos), mas que me deram prazer de descoberta.

Na tardinha de quarta-feira, chegaram pelo correio minhas agulhas chinesas ChiaoGoo Bamboo, compradas na Purpelinda Crafts. São agulhas de crochet ergonômicas, bem parecidas com as japonesas Clover, bastante conhecidas. Em vez do cabo plástico destas, as chinesinhas têm uns lindos cabos de bambu, como evidencia o nome. Quis logo experimentá-las. Escolhi uma coisinha simples, umas margaridas emendadas cujo gráfico venho guardando há muito tempo.

Adorei o "primeiro passeio" com minha agulha nova! Achei as ChiaoGoo tão boas quanto as Clover. São macias, a linha desliza bem pelo gancho metálico e o bambu deixa a empunhadura mais firme que o plástico. Aprovadas! Outra característica é a numeração. Elas têm cerca de um décimo de ponto a mais que as marcas Clover e Tulip. Isso pode dar uma sutil diferença no resultado final de um trabalho já que o gancho é um tantinho maior que os que uso.

O único aspecto que não me agradou muito foi o acabamento. Colocando-as lado a lado, algumas ficam com o gancho mais alto que outras. Isso não chega, claro, a prejudicar nenhum trabalho, mas a aparência das agulhas em um estojo fica destoante, feiosa, desleixada. Quanto às margaridinhas, gostei tanto que estou pensando em fazer uma toalhinha com um monte delas, todas assim, emendadinhas. Acho que vai ficar bem fofo, divertido, até um tantinho "podiscrê", como brinca a Isadora.




A outra experimentação foi na cozinha. Na quinta-feira, pela manhã, tentei fazer um pãozinho com massa de esfiha. Para não ficar um pão muito "pois é", misturei a massa com pedacinhos de linguiça (ai, que saudade do trema! Lingüiça, lingüiça, lingüiça!) calabresa e um pouquinho de erva-doce. Modelei cerca de 60 pãezinhos, em bolinhas bem pequenas. Hmmmmm!

Como com a experimentação do dia anterior, também gostei do resultado. Os pães ficaram bem fofinhos, com a massa leve. A erva-doce perfumou toda a cozinha e foi uma delícia comer pãezinhos quentinhos sentindo o aroma de coisa gostosa se espalhando pela casa. Quanto ao paladar, a erva-doce se "abre" logo que a gente começa a mastigar o pãozinho e só em seguida é que se sente o gosto levemente picante da calabresa que contrasta muito bem com a doçura e a suavidade da companheira de recheio.

Foi um café da manhã do tipo "é luxo só", na versão simplicidade, se é que se pode falar assim. Dessa vez, não havia convidados (foi só uma dessas vontades de bicho carpinteiro cozinheiro). Entretanto, como os pãezinhos ficaram tão gostosos, achei um pecado não compartilhá-los. Levei alguns à casa de dois amigos que, ao fim do dia, telefonaram-me agradecendo o mimo e elogiando meu experimento culinário. hehehe!

Esse experimento também trouxe uma vontade "quero mais". Resolvi que vou começar a fazer cursinhos de culinária e penso seriamente em fazer uma pós em gastronomia em alguma faculdade daqui. Oh, la-la, mes amies!



Falei de "é luxo só" na versão simplicidade e isso pode ter soado esquisito. Mas, para mim, pelo menos, não. Nesse tempo de consumo excessivo, luxo é tirar prazer das coisas simples que nos fazem realmente felizes (a Rafa fez uma ótima postagem sobre o que é a felicidade). Colher manjericão do vasinho da varanda e fazer molho de macarrão com ele, fazer pãozinho fresco em casa, ver a Anne e o Frank dormindo quietinhos no sofá, bordar, crochetar, tirar um cochilo de tardinha ou simplesmente me dar ao luxo (olha ele aí!) de não fazer absolutamente nada. Tudo isso são mostras de la crème de la crème do luxo. E da felicidade.

Luxo, para mim, são as coisas simples, mas que se tornaram difíceis nesses tempos em que ninguém tem tempo para nada ou que quer tudo pronto, comprado, ensacado, em que se tem dinheiro para pagar os outros para fazer, mas não há habilidade, interesse ou tempo para experimentar fazer com as próprias mãos.

Para quem quiser entender melhor luxo, o Gilles Lipovetsky tem dois livros ótimos, um sobre luxo e outro sobre consumo e individualismo. É ótima leitura garantida e ainda um melhor entendimento da nossa época. Se para filósofo vale tietagem, eu sou tiete do Gilles Lipovetsky e se ele aceitasse, seria groupie! hahahahaha!



Ai, tô escrevendo demais, eu sei. Mas não podia deixar de falar no U2. Que papelão! O Bono, todo política-econômica-humanística-ecológica-teoricamente correto, ao meu ver, deu um bruta vexame! Para quem defende tanto a ecologia, luta contra os efeitos dos gases estufa e talz, andar pelo mundo com um palco e equipamentos que para serem transportados precisam de mais de duzentos caminhões (!!!!!!!!) é uma vergonha! Se ele for zerar o impacto de tanto combustível queimado, tanto CO2, vai fazer o quê? Haja árvore para plantar e zerar o impacto ambiental disso tudo! Onde é que ele vai criar uma nova Amazônia? Se dourado, não sei, mas o primeiro mico dessa futura floresta já está garantido!




Nem todo mundo que vem por aqui sabe, mas sou carioca, então, muita coisa que acontece no Rio me aflige profundamente. Essa semana, o caso do atirador na escola... Bom. Nem preciso comentar. A Isadora fez uma postagem que resume tudo o que eu penso. Mais uma vez, assim como no caso Isabela Nardoni, a imprensa está dando um show de cafajestice e desrespeito! Informar é uma coisa, desrespeitar os outros a ponto de espremer o último caldo de acontecimentos lamentáveis, explorando o sofrimento alheio sem a mínima sombra de consideração é outra. Há perguntas que não são necessárias e outras que simplesmente, por respeito ao outro, não devem ser feitas.

Yp-yp-hurra para mim, que me formei jornalista, vi a grande m***a que isso é, mal exerci a profissão e decidi que quero mais é me enfiar na cozinha ser e fazer os outros felizes. Nem a felicidade dure só o tempo em que a erva-doce e a calabresa se misturam na boca de alguém!


10 comentários:

  1. Boooa tarde, Carlinha! Estou tirando um tempinho para dar mais atenção as amigas e aproveitei para vir aqui conversar contigo um pouco. Meu primeiro pensamento para essa postagem foi "poxa, que fome", como sempre teus feitos culinários me dão água na boca e muita vontade de te visitar hehe
    Apoio total vc fazer cursos de culinária, o jeito vc tem e se te dá prazer, com certeza, vai fundo!
    Nunca tinha visto essas agulhas chinesas, só ouvido falar das Clover. Tanto uma, quanto a outra nunca utilizei, mas dá vontade, sempre são muito elogiadas. Eu uso as normais mesmo, as colorinhas de acordo com a numeração. O único porém delas é que eu suo muito nas mãos, então de tanto em tanto tempo tenho que parar para lavar as mãos, porque senão sujo todo o trabalho. Será que essas Chiaogoo Bamboo ou as Clover ajudariam?

    Apresentando meu certificado de ignorância :o eu conheci o U2 só quando eles lançaram a música "Vertigo" e não tinha ideia que utilizavam 200 caminhões para o transporte de equipamentos. Nossa, não dá nem para imaginar eles enfileirados.

    Eu comentei também na postagem da Dorinha sobre a tragédia do RJ. Exploração total da mídia, falta de organização, descaso com as vítimas. Nossa, um horror. Eu assisti tudo que pude sobre o assunto porque, vc sabe, ano de vestibular e geralmente esses assuntos aparecem nos temas de redação. Quando cheguei da aula já estavam com uma criminóloga para entrevista. E em todos os jornais, foi capa né?

    Ufs, falei bastante hehe
    Bom, deixo um beijão grande para vc! :D
    Rafa H.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida!
    Introspecção geral a minha ultimamente....
    Cartas abertas ao público, ou vc não lê mais o teu e-mail?
    Sim, acho que vc tem razão, assim como a Isa, com a questão do jornalismo. Muita apelação, pouca sustância... tempos modernos? Não sei não, acho que é realmente pouco profissionalismo.
    Adoro tuas postagens... saudades.
    Bjs grandes

    ResponderExcluir
  3. Olá Carla! Saudade, é tão bom vê um comentário seu quando abro o blog... muito obrigada.
    Sabe, eu também estou sumida, acho que até mais que você, ando com uns projetos e o tempo fica cada vez mais curto.
    Chegue aqui e amei cada postagem sua, tanta comidinha deliciosa, esses pãezinhos, hummmm e aqueles biscoitinho?! Ah, adorei vê as fotos dos seus filhotes, eu sou apaixonada pela minha filhinha hehe, e desde que ela chegou na minha vida todos os cãezinhos me fascinam!
    Os quadradinhos estão lindos, adoro crochê!
    Querida, adoro seu blog, seus pensamentos e idéias, você realmente é ótima!!!!
    Um beijão e uma semana de muita paz!

    ResponderExcluir
  4. Aiiii, amiga

    deixaste-me com água na boca ...... esses paezinhos com erva-doce ..... devem ter ficado o máximo. Quase que deu para cheirar aqui :o
    Tuas experiencias culinárias são sempre de deixar "a xenti babando".

    as agulhas parecem ser muito boas, mas eu uso aquelas bem primárias todas metálicas .... por aqui são as mais usuais :b

    quanto ao caso da escola, nós por aqui vimos nas notícias .... mas não fiques indignada, em Portugal o jornalismo é igual ..... informam sim, mas depois exploram a questão até ao tutano, até dá para enjoar de tanta vasculhice que fazem em torno da coisa.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi minha linda!
    Minhas agulhas de crochet que vivem perdidadas por aqui, são aquela basiquérrimas :b, nem conhecia essas bonitonas aí!
    Ahhh uma vez vi uma foto de umas coloridinhas lindasss! Mas nunca as achei para comprar!!! :b
    Gosto das margaridinhas!!!
    Hummm adoro pãozinho caseiro!!!! Aliás tenho um fraco por pães!!! Mas não me arrisco com eles, essas receitas com fermento e que o bichinho precisa crescer... muito complicado pra mim!!! Gosto mesmo daquelas que joga tudo no liquidificado bate bem e pronto!!!
    Hoje liguei a TV e um canal estava apresentando acho que um especial sobre o terror no Rio e pra ilustrar a triste matéria eles foram buscar vários outros casos aqui e no mundo! Fiquei impressionada com os vídeos e o destaque a cada um desses loucos! E assim a imprensa alimenta a mente de outros loucos!!! Triste!!!
    É querida acho que faz muito bem em alimentar no meu caso apenas minha imaginação com essas fotos deliciosas de pãezinhos, bolachinhas confeitadas e outras coisinhas maravilhosas e cheirosas que você faz muito bem!!! Queria ser esses amigos e receber uma feliz cestinha com pãezinhos caseiros e cheirosos!!! Isso é felicidade! :t

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. E não pense que esqueci aquele rocambole com cara de fofinho e gostoso!
    Esse me deixaria numa felicidade de fazer inveja!!!
    Aliás por falar em felicidade adoro seus comentários!
    Obrigada pela amizade mesmo sem cestinha de pãezinhos você me faz sorrir!!!
    Beijinhos! :t

    ResponderExcluir
  7. ADOREI!!!!! Vivaaaaaaaaaaa :n
    Obrigada viu!!! :t

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pela visita e comentário, parabéns pelo blogue, adorei a receita de pão com linguiça, bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá querida,

    Eu também sou carioca, e t conto q estou estupefacta com tudo o q esta acontecendo no Rio d Janeiro, estes últimos meses....e sobre este tema do colegio, sinceramente, nao tenho nem palabras para expressarme, pois me parece terrivél...
    Gostei da cenefa q vc esta fazendo em crochê, e já vi q vc é do meu club (bem vinda ao meu club), porque eu também, quando faço algo, quase sempre tem coisas q nao me agrada, mesmo acompanhando os gráficos, tem coisas q nao fico d acordo com eles, mais esta cenefa esta ficando genial, e os tonos amarelo e branco esta muito delicado...e eu como nao sou muito d cozinha, só sei o básico, mais gosto d passar por aquí para ver os teus pratos q sao verdadeiras obras d arte...

    Um beijao,
    Lany

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Também achei aquela luz estranha!!! Não me sentiria a vontade com tantas sombras em volta de mim!!! Mas as casinhas são fofas!
    Talvez se fosse uma abajurzinho ficaria mais fofo!!!
    Acho que só nós duas gostamos dos "frustrequinhos"... :i
    Beijokas! :t

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião.

Thank you for speaking your mind.

Blog Widget by LinkWithin