sábado, 29 de janeiro de 2011

Um lanchinho / A Snack



Esse foi um dos cinco rocamboles que fiz para receber amigos no domingo passado. O da foto é de limão, mas havia dois de café com chocolate, um de pessegada e ainda um outro de morango. Confeitei-os todos de modos diferentes, mas sempre usando brilho, dourados e prateados. É incrível como as coisas mais simples, como rocamboles (feitos em menos de vinte minutos) ficam com um ar diferente só ao se usar esses pequenos artifícios.


Ih! Só agora notei que hoje é meu blogoniversário! Dois anos de blog, mas que, na verdade, contam como um só, visto que em 2010 raramente passei por aqui! Huahahahahha!



Off topic
: Estou pensando em parar de postar o blog também em inglês. Ai, cansa minha beleza! Fora isso, não recebo visitas internacionais, ou, pelo menos, não tão frequentemente (ai, que falta faz o trema de "freqüentemente"!). Postar em inglês tem sido um esforço vão, chato e desnecessário, uma vez que os graphics que eu usava na assinatura foram substituídos (os termos de serviço das autoras dos graphics exigiam postagens em inglês). Além disso, tenho pouco tempo e ficar fazendo duas postagens em uma consome tempo (e paciência). O que vocês acham?



This is one of the five swiss rolls I prepared for some friends visit last Sunday. This one on the photo is a lemon one, but I also prepared two made of coffee and chocolate, one of peach jelly and another one of strawberry jelly. I decorated each one differently, but aways using glitter, gold and silver luster sugar. It is surprising how simple things, like swiss rolls (prepared in less than twenty minuts) get some great look when we use these little tricks.


Ops! Only now I've noticed that today is my blogoversary! Two years that count like just one, once I barely blogged anything in 2010! Huahahahahahaha!


Off topic: I am seriously thinking about stop blogging in English. I don't have enough visitors that doesn't speak Portuguese and blogging in English have been being a boring and desnecessary effort. Also, blog twice in only one post is a time and patience consuming task. What do you think about, it?


Editando:

Algumas das meninas pediram a receita do rocambole. Aí vão duas delas. Ambas têm resultados ótimos e estão devidamente testadas. A primeira dá um só rocambole e é mais caseira. A segunda rende até três rocamboles e tem uma receita um pouquinho mais, se é que se pode dizer assim, industrial, já que leva um ingrediente que pode ser comprado apenas nessas lojas que vendem coisas para fabricação de sorvetes e bolos produzidos por boleiras profissionais e confeitarias, o tal do emulsificante para bolo.

receita 1:
6 ovos grandes
6 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de farinha de trigo

1 -Ligue o forno em temperatura de 180ºC.
2 - Bata os ovos inteiros na batedeira por cerca de 7, 8 minutos, ou até que o conteúdo do bowl quadruplique de volume. Tire da batedeira e incorpore o açúcar com delicadeza. Junte a farinha e repita o processo. Está pronta a massa do pão de ló.
3 - Passe margarina em uma assadeira retangular (não use uma muito grande para o pão-de-ló não ficar muito fino) e, em seguida, forre-a com papel manteiga.
4 - Despeje a massa de pão-de-ló e leve-a ao forno por cerca de dez minutos (a massa é muito delicada, logo, logo, fica pronta), sem deixá-la dourar muito (a massa parecerá um pouco alta demais, mas não se assuste. Ao retirá-la do forno, ela murcha um pouco).
5 - Desenforme puxando o papel manteiga da assadeira. Desgrude delicadamente a massa do papel com a ajuda de uma faca com cabo longo.
6 - Deixe-a amornar um pouco e recheie-a com o doce que preferir.

receita 2:
8 ovos
250 gramas de açúcar
250 gramas de farinha de trigo
15 gramas (mais ou menos 1 colher de sopa) de emulsificante para bolo
15 gramas (idem!) de fermento seco
50 ml de água
Ligue o forno a 180ºC.

1 - Coloque todos os ingredientes na batedeira e bata tudo por 8 minutos.
2 - Forre uma assadeira da forma descrita na receita 1.
3 - Coloque a massa na assadeira já preparada.
4 - Leve ao forno por cerca de 10 minutos.
5 - Desenforme da maneira descrita na receita 1.
6 - Recheie com o doce de sua preferência.

Dicas:
1- Antes de rechear o rocambole, deixe-o amornar um pouco, mas não esfriar. O pão-de-ló frio tende a enfarinhar e ficar menos maleável, o que pode causar rachaduras e até quebrar no processo de enrolá-lo com o doce, dando-lhe formato de rocambole.
2 - É importante que, antes de começar a bater a massa, você já tenha à mão, prontinho, o recheio que pretende colocar no rocambole. Assim, você não corre o risco de a massa já assada esfriar demais e começar a enfarinhar antes que você tenha a oportunidade de espalhar o recheio e enrolar o doce.
3 - Se quiser, desenforme a massa sobre um pano limpo com açúcar espalhado em cima. Há quem ache que assim fica mais fácil enrolar o rocambole.
4 - Como o pão-de-ló ainda vai estar morninho, talvez o recheio (principalmente se for geleia ou algo parecido) pode ficar mole demais, o que dá a impressão que saiu tudo errado. Não desista do seu rocambole tão facilmente! Passe filme de pvc no rolinho já pronto e leve-o para o congelador por cerca de dez minutos. Depois, mude-o para a geladeira. O resfriamento rápido fará com que o recheio pare de derreter.
5 - O rocambole pode ser feito de um dia para o outro, desde que seja guardado na geladeira e sem cobertura alguma. Deixe-o enroladinho, como descrito acima. Perto da hora de servir, tire o filme plástico e decore-o. De um dia para o outro, inclusive, fica até mais gostoso porque o gosto do recheio entranha mais na massa.
6 - Se quiser fazer rocambole de café, junte à massa um pouquinho de café solúvel (o pó mesmo, não o café já pronto). Bem pouquinho, e vá provando à medida que for aumentando a quantidade, para que não fique amargo.
7 - Para conseguir um efeito mais impactante no recheio, use, se for o caso, corantes alimentares, também comprados nessas lojas de boleiras profissionais. Mas pingue de pouquinho em pouquinho, misture bem e vá testando a cor até encontrar a desejada. Nesse de limão, por exemplo, usei corante verde menta para deixar o recheio de limão básico (leite condensado misturado com suco de limão e raspinhas) com mais aparência de limão. hehehe!


Bom rocamboleio para todas! Huahahahaha!

Clique sobre as fotos para vê-las maiores.

Click the photos below to see them bigger.





15 comentários:

  1. Eu acho que vc tem um paciência de jó para postar em inglês e fazer comidinhas... Queria ser assim...
    Esse enroladinho que vc diz ser tão "simples de fazer" está uma obra de arte, olhar para ele já é um regalo!!!

    ResponderExcluir
  2. Oba! Um a zero para postar só em português! Huahahahaha!

    Isadora, o rocambole é facílimo! Se quiser, mando para você a receita. É infalível, não tem como dar errado.

    ResponderExcluir
  3. Oi minha lindona

    Obrigada pelo teu carinho no meu blog. Como sempre uma amigona de coração.
    Xiii garota, que tortas são essas gostosonas, até estou babando. Fácil???? Como fácil? Levo sempre um tempão fazendo a minha torta de laranja. Tens de me passar a receita.

    Acho que tens toda a razão fazer 2 postagens, ainda para mais em inglês .... é uma seca!!!!
    E já lá vão 2 a zero, rsrsrs....

    Beijinhos doces e um maravilhoso fim de semana
    Locas.....

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla, sou fã do seu blog...De onde vc é? Adorei os rocamboles, será que vc pode postar a receita? Amo rocambole. As fotos estão lindas . Parabéns. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Minha querida, qualquer ação que minimize a possibilidade de te afastar do blog, pra mim tá ótimo!
    E além disso, nada que um bom tradutor não possa resolver.
    No meu, desde que consegui habilitar o tradutor, as italianas e outras meninas, de outros países, tem aparecido.
    Olha, quanto aos rocamboles.... eu devo ter ficado doida, mas gostaria da receita também....
    Fugi do Vigilantes, tô 8kg acima, e pedindo receita.
    Mas... o que importa?
    Tô nem aí... tô nem aí...
    Kkkk Manda a receita menina!
    Bjs queridona!

    ResponderExcluir
  6. Carla,
    que bom que você voltou!!!
    Fiquei super feliz em ler os teus posts.
    Sobre os rocamboles, que aqui em Portugal, chamam tortas ( às nossas tortas chamam tartes ....ahahahah)
    estão com um aspecto tão apetitoso!!!!
    Um grande abraço e bom domingo.
    de MF

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla!!!
    Esse recheio de limão me deu água na boca... nunca tinha visto um rocambole com esse recheio! Deve ser maravilhoso... vou copiar a receita embora nem compre açúcar aqui em casa e faz tempo!
    Manter a forma exige grandes sacrifícios... e olha que sou louca por tudo que é doce!!!
    Estou seguindo teu blog já faz um tempinho desde que vi algumas postagens suas no Fórum de ponto cruz... li tantas coisas ótimas! Já fofoquei para várias amigas aquela historinha da Patricia Poeta... rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Gracias Carla (brigado?) por tu visita y comentario. Tienes un bello blog. En febrero voy a Sao Paulo y me gustaría saber dónde puedo comprar telas e hilos.
    Besos.
    Lia, RA.
    Mi mail es liafabricius@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Hmmm, adorei as fotinhos. Acho que nunca comi rocambole, mas deu vontade hehe
    Parabéns pelos dois aninhos!!! O tempo passa rápido demais mesmo.
    E quanto as postagens em inglês, só deixa ativado o negocinho de poder traduzir [hihi, tá nas configurações... eu que não me expresso mto bem]
    Beijinhos!
    Rafa H.

    ResponderExcluir
  10. Carlinha, realmente 25kg??? Eu que admiro a sua experiência! Nossa, não é qualquer um que tem essa força não! Ainda mais cozinhando essas belezinhas hehe
    Pra mim é fácil pq tenho preguiça de fazer algo mais que miojo hahahaha
    O SAL é do fórum Ponto de Cruz - A arte que eu amo. [ai, lembrei agora do SAL que vc monitora e que eu ainda não fiz quase nd ;~, eu quero terminá-lo, estou em ataque aos Ufos hehe]
    Beijão, Rafa H.

    ResponderExcluir
  11. Oi Carla

    Que delicia esse rocambole.
    Sobre as postagens em ingles deixe esse trabalho para o tradutor do google,pois o numero de visitas internacionais é pequeno para tento empenho,na minha opinião.

    bjs
    Patty

    ResponderExcluir
  12. Olá querida,

    Me encanta teu blog, tem um look muito romantico....e sobre o doce, nem palavras, eu sou muito doceira, e este tem uma boa pinta...
    E obrigada pela tua visita, me fez muita ilusão t ver por lá....
    Gostei do teu blog, tem muitas coisas interesantes, e ideias estupendas...

    Beijos,
    Lany

    ResponderExcluir
  13. Oi! Não tenho certeza mas acho que é LNH... pra ser sincera ainda é novidade pra mim esses designers novos... hehe
    Aí como você é cômica... adorei a idéia de empurrar a maior parte para os meus amigos!!! Mas você não está entendendo... tenho o olho maior que a boca... corre o risco de não convidar ninguém só pra não dividir!!! :O
    Você viu quem voltou!... com um vestido azul horrível!
    Beijos! Obrigada pela visita! Fiquei contente!

    ResponderExcluir
  14. Carla, te contar um segredo... eu blogo rápido pq já estou com "gordurinha" assim vou programando as postagens quando tenho vontade de escrever e vou bordando e crochetando outras coisinhas enquanto isso hehe
    Eu adoro seus comentários, sempre tão animada :D
    E tô gostando de ver que tu perdeste o medo de tirar fotos de crochê, quero ler mais sobre a história de um quadradinho :D
    Beijão!
    Rafa H.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião.

Thank you for speaking your mind.

Blog Widget by LinkWithin