domingo, 17 de abril de 2011

E uma semana antes da Páscoa...



... aqui está meu centrinho de coelhinhos! Lembram-se? É aquele que apresentei aqui, que vi em uma revista portuguesa e que me apaixonei assim que pousei os olhos sobre ele.

Adorei fazê-lo. Acabei-o ontem à noite e, hoje, com a função dos chocolates - que têm roubado quase todo meu tempo, inclusive o que reservava para crochetar -, esqueci-me de fotografá-lo lá fora, com luz natural. Ainda assim, quis mostrá-lo a vocês.

Uma das coisas que adoro no crochet de filet é que a simplicidade na elaboração contrasta com a aparência sofisticada que se consegue quando a peça está pronta. Uma de minhas amigas é apaixonada pelos meus crochetzinhos de filet. Diz que, no meu testamento, é para eu deixar o centro de mesa lilás de rosas e uma passadeirinha pequenina (que ainda não mostrei aqui a vocês) para ela. Acho que minha amiga vai requisitar, no almoço de Páscoa aqui em casa, mais uma peça para a futura coleção dela. Mwahahahaha!



Esta semana, recebi um informativo do Annie's Attic, site que tem um monte de projetos interessantes para crochet, tricot, ponto cruz, bordados e outros trabalhos manuais. Um dos projetos apresentados na newsletter me interessou e fui até a página.

No Annie's, eles fazem pesquisas semanais. Desta vez, o assunto eram prazos, com a pergunta "Como você se sente a respeito de bordar (crochetar, tricotar) com prazo?" Eram seis respostas e a que ia vencendo a pesquisa era: "Prefiro bordar (crochetar, tricotar) no meu próprio ritmo", seguida por "Eu não me importo, se para ocasiões especiais".

Identifiquei-me. Também sou assim. Nos SALs, descobri que prazos para algo que, para mim, é divertimento e distração não me caem bem. Já cumpro muitos prazos profissionalmente. Cada cliente, um prazo. Algumas vezes, muitos clientes e um prazo coincidente. Isso me deixa tensa e tensão não combina com passatempo e distração.

Em um mundo rápido, em que esperar um pouquinho para entrar na cabine de prova em uma loja de roupas (como vi ontem uma mulher tendo um piti com a funcionária que cuidava da entrada e saída das cabines porque a mocinha precisava, primeiro, liberar uma senhora para a saída), em que ninguém espera o sinal ficar verde (saem logo no finalzinho do prazo do vermelho, podendo causar acidentes), em que se come tudo pronto nos fast foods porque não se tem paciência de esperar em um restaurante ou cozinhar em casa; fazer as coisas devagar e com consciência é uma dádiva! Tudo bem para quem se diverte com os prazos, contudo, não sou bem assim.

Sobre a pressa dos nossos dias, cheios de prazos, não é à toa que pelo mundo criam movimentos como, por exemplo, o slow food, que tem um pezinho na calma, na falta de pressa, como já diz o nome. Acho que sou do slow stitch. Faço as coisas eu mesma, com prazer e devagar, tomando a consciência do trabalho. Sou, entretanto, capaz de forçar um pouquinho o ritmo se/quando necessário para alguma ocasião especial, como na pesquisa do Annie's Attic. Em suma, consigo , sim, lidar com prazos; mas prefiro, simplesmente, não.



Editando:

Sobre UFOs, que a Isadora mencionou, também não gosto deles. Passada a Páscoa, volto a pegar um que é o meu mais antigo. Nunca o mostrei aqui no blog. Acabo o trabalho e mostro aqui para vocês. Quero, pouco a pouco, ir me livrando de todos os meus UFOs.



Clique sobre as imagens para vê-las maiores.




22 comentários:

  1. Que site bom, hein? Pena que não tem nada free...
    Essa história de prazos depende do meu estado de espírito, do trabalho que estou fazendo, sei lá... Também me irrita ficar cheia de ufos sabe.
    A toalha de coelhinhos ficou tão, mas tão fofa!!
    Eu tb acho lindo crochê filé, mas tenho pouca paciência para trabalhos muito grandes (a questão dos UFOs...)
    hehehe, eu não podia mesmo ter uma labradora normal né?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii!!! Veja só conseguiu e mega adiantada!!!!
    E ficou muito muito lindo!!!
    Sabe que nunca fiz nada nadinha de páscoa! :f

    Prazo é algo que estressa mesmo! Eu por exemplo desencanei total dos prazos nos SAL's, parecia obrigação credoooo!
    Faço no meu ritmo, mas tenho me policiado pra que não virem UFO's, ou seja, vou alternando!
    Uma coisa que não gostei muito foi que um dia desses quis me inscrever em um bordadinho, maravilhoso por sinal, e me cobraram mensagens mínimas, 240 :e hoje eu tenho 80 mensagens :o. Isso quer dizer que me falta apenas o dobro do que tenho hoje... Iiiiiiii desencanei não vou ficar entrando em tudo que é tópico e escrevendo qualquer coisa só pra atingir o número de mensagens. Acho desrespeito, pra falar qualquer coisa melhor ficar quietinha!!! :o
    Iiiiiiii acabei desabafando... :o

    Ahhh! Hoje vi no fórum uma manta da amizade! Feita na base de troquinha!!! Uns squares lindos!!! Até fiquei com vontade de me inscrever, mas pensei na questão dos prazos! :o E meio que não entendi como são as trocas, com várias pessoas será?

    O site é lindo! Mas sou preguiçosa com crochet! E como disse a Isadora não tem free... :o

    Sabe que o que mais me irrita é ver gente mal educada em fila. E aqueles espertalhões que não querem dar lugar para pessoas mais velhas!!! Quanta falta de elegância!!!

    Beijinhos!
    Ahhh ia esquecendo o centro de mesa lilás de rosas é MARAVILHOSO! Nada boba sua amiga... :o

    Agora vou! ✿✿✿

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandra
    Me apaixonei pelo seu centrinho de coelhinhos...se tivesse tempo faria um para a Pascoa aquí de casa...talvez para o próximo ano!!
    Boa semana!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu comentário! Como sempre inteligente e cheio de humor!
    Os pintinhos no lixo são engraçadissimos, adorei a comparação!
    É assim mesmo que ficamos no domingo... :o
    Ri com vontade aqui em casa!!!
    Beijos! :t:t:t

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carla!
    Que graça de centrinho! Como não se apaixonar?
    O gráfico é lindo. Acho uma arte poder desenhar figuras tão fofas com poucos quadradinhos. Também ficariam lindos num ponto cruz monocromático!
    Aquele ponto do centro do centrinho me lembra muito a trama daquelas cadeiras de palha. Acho muito, muito chique!
    Sua amiga é esperta mesmo... :o
    Boa terça-feira!
    Beijos,
    Vanessa

    ResponderExcluir
  6. Que centrinho mais fofo e delicado...Parabéns pelo seu lindo trabalho viu, Sandra!Aliás, aqui só tem coisas belíssimas...Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla, que coisinha mais fofa este centrinho! Adorei! eu adoro croche de file, amo mesmo, de paixão!
    Olha já entrei em sal e me dei mal, isso serviu para não entrar mais. Quase chorei por não conseguir terminar no prazo, e as meninas eram super legais. Mas eu mesma me decepcionei comigo mesma, foi terrível pra mim.

    Não é pelo movimento, e sim por mim mesma. Corria feito doida para terminar, inventei de começar bem quando estávamos de mudança e prestes a desmanchar a casa. Pedi néh!!!

    Mas prefiro agora ter o "meu tempo", o tempo só pra mim. Isso me deixa livre e não abaixa minha auto estima.
    Um grande beijo!!
    Márcia
    :t

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla , acho que me expressei mal, rsrs, eu adoro croche de filet e sei fazer. Até tenho alguns trabalhos em meu blog, e estou fazendo um que é uma gracinha, depois vou colocar lá.

    O meu probleminha foi em participar de sal's, sabe...como vc disse, ter um prazo de entrega e tudo mais, mas adoro ver trabalhos nos fóruns. O tempo é o grande vilão, hoje por exemplo consegui um tempinho extra, mas infelizmente não é sempre que temos folga.
    Beijão querida!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  9. Carla, uma falha imperdoável ter trocado o seu nome...É que alguém te chamou por outro nome num comentário anterior e fiz confusão.Mas me perdoa vai e olha, os elogios estão valendo porque foram para a dona do blog.
    Dá pra se notar pelos trabalhos lindíssimos que você é uma garota dedicada e muito talentosa...Agora chega de confetes!beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Hola Carla....que blog tan bonito.me encanta , Esta divino.El conejito y demas trabajos bellisimos.Muchas gracias por ser parte de mi blog de tejidos y muchisimas gracias por las visitas y comentario.Gracias.

    Cariños,

    Luna

    ResponderExcluir
  11. Dear Carla,
    Thank you for the kind words and your congratulation, I appreciate this.
    I am so happy to see you back to blogging too. I enjoyed looking at you new projects, Your crochet things are elegant and beautiful. Wow,your chocolate looks so good!I'd better not look at them for a long time.
    I love your little bunny, it's cute and very pretty- you've made a great job on it.
    Hugs,
    Olga

    ResponderExcluir
  12. Carla, seu forrinho ficou maravilhoso!!!!
    Se puder me mandar o gráfico ficarei grata. Meu e-mail é lacerda.sma@hotmail.com
    Feliz Páscoa para você e os seus.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  13. Olá, Carla, acabei de descobrir seu blog e estou adorando! Também compartilho da mesma opinião, não gosto de ser atropelada por prazos e fazer crochê, tricô ou bordado, ou mesmo costura, faço com amor, gosto de fazer no meu ritmo. Acho que passei muitos anos dentro de escola com horário pra tudo, prazos, datas, e quando saí da educação, simplesmente abomino a ideia de correr contra o tempo, o meu tempo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Carla, desculpe a ignorância, mas o que é UFOs?

    ResponderExcluir
  15. Oi Stu

    eu bem te disse que ías conseguir terminar :d
    Não ficou lindo, ficou maravilhoso :n
    Aliás, já nos vamos habituando a que todos os trabalhinhos feitos por ti, fiquem maravilhosos e delicados.
    A tua mesa da Páscoa vai ficar ainda mais saborosa com esses "rabbit's" fofinhos ..... e os chocolatinhos??? Uuuuummmmm!!! que delícia :e
    Parabens, amiga .... está tudo um must :n

    Desejo-te uma Feliz e Santa Páscoa :g

    Beijinhos
    Locas.....

    PS: Ah!!! e essa tua amiga, não tem nada mau gosto, não tem não :o

    ResponderExcluir
  16. Olá Carla, não precisas de bimby para fazer os biscoitos, eu passei a receita das duas maneiras, votos de Páscoa Feliz, bjs.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Ma belle amie!

    Entrar em seu jardim lilás é escapar dos horrores dessas ruas atulhadas de carros e gente mal-educada, cheia de pressa e grosseria.

    Fico alegre por ver aqui tanta beleza, tanta doçura, tanta atenção ao que realmente interessa.

    Tudo que você faz é cuidadoso, refinado, e a gente pode ver que você ignora a pressa emburrecedora do nosso tempo.

    Parabéns por coelhos e docinhos, espero saborear isso tudo de perto com nossos amigos.
    Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  19. Oii Carlinha! Feliz Páscoa! Acordei sonhando com teus bombons hoje hehe
    Que lindo crochê! Eu adoro crochê filet também, mas erro sempre que tento fazer. Procuro contar direitinho e não dá hehe
    Nem vou mostrar os teus coelhinhos aqui por casa senão já viu né? hehe
    Esses dias mesmo acordei num humor do cão e reclamei pela pressa que a gente tem que ter no mundo de hoje :p Na quarta-feira eu tenho aula pela tarde também, aí já viu, não consigo almoçar. Chego em casa 12:30 e tenho que sair no máximo 1:15 para chegar em tempo para assistir as aulas. Mas confesso também que foi só depois da cirurgia que eu dei valor para o "tempo de comer". Antes, em qualquer 5 minutinhos, já estava feita. Agora, eu preciso de pelo menos 30 minutos para comer bem. E a pressa se estende para tudo.
    Enfim, uma boa páscoa para vc e sua família, amigos, para todos que são queridos por vc!
    Beijos!
    Rafa H.

    ResponderExcluir
  20. Que bom que achou a revista. Vou adorar receber seu gráfico. Uma Feliz Páscoa para você e os seus.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  21. Olá, Carla!
    Muito Obrigada pelo gráfico! Essa toalha é muito linda. Meus 2 comentários estão aqui na sua pagina. Mais precisamente neste post que estou comentando agora.
    Abraços com carinho,
    Sônia Maria

    ResponderExcluir
  22. Minha amiga querida;seja muito bem vinda ao meu cantinho!
    Precisando de alguma coisa da amiga aqui...é só deixar recado,tá?
    Muitos beijos da amiga Cátia
    http://catiaartesmanuais.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar sua opinião.

Thank you for speaking your mind.

Blog Widget by LinkWithin