quinta-feira, 9 de junho de 2011

Porque era sábado...


Já falei sobre a celebração dos sábados aqui em casa, quando eu e uma turma pequena de amigos nos reunimos em torno da mesa para comer gostosuras, algumas das quais feitas por mim, bater papo, trocar ideias e, agora, também jogar Wii.

No sábado passado, não foi diferente. A postagem só demorou porque foi necessário que eu viajasse para o Rio para resolver (?) alguns problemas urgentes e sérios. Como a preocupação não ia me deixar em paz, resolvi fazer um super lanchinho de sábado. Remexi minhas receitas, fui à delicatessen e ajeitei tudo do modo que gosto: coisas bonitas e gostosas arranjadas de maneira a chamar à refeição só pelo olhar.

A mesa daí de cima mostra só algumas das coisas gostosas que tivemos. Nosso lanche foi assim:

cachorro quente; pãezinhos franceses pequeninos, de queijo, de leite, australianos, suecos; pizza branca (aquela massinha sequinha e gostosa); patês; geleias; pastéis de nata; mini pães árabes e torradinhas deles; grissinis; cavacas; tábua de cinco queijos; frutas; sucos; iogurtes; café e chá. As coisinhas gostosas que fiz estão aí abaixo, em destaque:



Cestinhas de limão: massa folhada bem crocante em formas de cestinha com recheio de creme com sabor suave de limão.



Bolo de laranja, amêndoa e água de flor de laranjeira: a aparência é simples, mas é o melhor bolo de laranja do mundo! O gosto de laranja é forte, a massa é extremamente fofa e tem uma ligeiríssima crocância dada pela amêndoa, fora isso, o cheirinho de água de flor de laranjeira é uma delícia!



Cestinha de pães: baguetes semi-folhadas de calabresa, de alho e de alho com parmesão. Os pãezinhos são de cebola. Cherinho gostoso e sabor suave.



Ah, e também fiz aquele pão de ervas e grãos que já mostrei aqui uma vez.


O bom de ter amigos e também de saber e gostar de cozinhar é que, além do crochet e do ponto-cruz, organizar lanchinhos assim ajuda muito a distrair as ideias das preocupações, das chatices da vida e, de quebra, aindadá para agradar a quem a gente gosta. Apesar das chatices a vida é boa. Às vezes, deliciosa.




quarta-feira, 1 de junho de 2011

Wii™, je crochete! Et toi?



Oi, meninas!

Não entendo muito de francês, mas não resisti à brincadeira com as sonoridades de oui ("sim", em francês) e Wii (jogo da Nintendo) e escolhi isso aí como título esquisitinho para esta postagem. Só para não haver injustiça entre minhas paixões, das quais falo aqui, conjuguei de bricadeirinha - não sei se existe o verbo crocheter em francês - um "crochetar" de esguelha. hahahaha!

Dividir-se entre dois amores é complicadíssimo. Está difícil partilhar o meu tempo livre entre a agulha de crochet e a novidade daqui de casa, o joguinho Wii. No crochet, estou devagarinho fazendo flores para aquele centrinho cujo nome é "a odisseia de uma crocheteira" (parece nome de fantasia do Clóvis Bornay, né? hahahaha!), outros projetos (para à noite eu não ficar vendo frô até de zôi fechado). No Wii, ainda estou começando a conhecer os joguinhos que vieram com o console. Até agora, o meu preferido é um joguinho de espadas, em que os oponentes usam sabres de luz (huahahahaha! Coisa de nerd! Huahahaha!).

No meu tempo de crochet, fiz essa bolsinha japa que abre a postagem. Ela é igual a uma que a Isadora fez e achou que ficou muito pequena. A Rafa também fez uma versão, em lilás, e gostou do tamanho. Apaixonei-me pela bolsinha. Pedi o gráfico à Rafa, que, muito fofa, cedeu-mo. Resolvi fazer uma para dar de presente a uma menininha, filha de um amigo. Escolhi crochetar em barbante, com agulha 1.8mm, daquelas chinesinhas que já mostrei por aqui. Também achei pequena. Mas está ótimo, já que é para uma menininha. Agora vou fazer outra, para mim (talvez), também usando barbante, mas com agulha 3.0mm. Assim, ela deverá ficar maior e mais molinha.

Para a bolsinha da foto, agora é só esperar esticar e forrar com um tecido legal. Gosto de esticar crochets porque ficam maiores (só um pouquinho) depois de uma boa tortura chinesa de estica-estica.

Se alguém gostou da bolsa, a foto original está aqui e o gráfico, aqui.

Agora, meninas, se me perdoam, vou lá para o perto do Wii. Brincar? Noooon, imagina! É que o Wii é bom para fisioterapia e também para perder uns quilinhos! Tudo muuuuito sério! Hahahahaha!




Blog Widget by LinkWithin